Gesso “salino”
Gesso feito com sal não é uma fonte de aerossol e servem apenas como decoração simulando uma caverna de sal.
O gesso de sal dá um maior acabamento em paredes, tetos, pilares, etc Eles concedem uma forma, textura e aparência desejada. O acabamento fica mais real com elementos arquitetônicos como pilares, cornijas, arcos e outros elementos decorativos. As placas tradicionais são feitas com várias camadas, que permite a obtenção de diferentes superfícies. No caso do uso de gesso salino é realizada através da imposição com auxilio de uma espátula, argamassa salina na parede ou no teto. Outra variação é o gesso bruto resultante da colocação da argamassa na parede e, em seguida, fazer nervuras como uma espátula. Em comparação com as formas anteriores pode tornar uma superfície mais uniforme, com traços lisos. A terceira variante é a colocação de uma única camada de gesso, em que o revestimento foi colocado com a ajuda de uma espátula com reboco ou pincel de maneira uniforme.
A aplicação de gesso mais é mais conhecida é o gesso salpicado. Gesso salino é relativamente frágil. não recomendado aplicar diretamente sobre superfícies. Devido à natureza do sal, a escolha certa da malha de fibra de vidro tais as utilizadas para a construção de sistemas de isolamento. Fixado no chão, usando pregos especiais, grampos ou ganchos.
A argamassa é composta de um sal, cola de papel e de parede e água. A consistência da argamassa depende do efeito que você deseja alcançar.
Ao inicar a aplicação do reboco, deve-se xapiscar tiras com auxilio de uma espátula, tiras de gesso de baixo para cima. Estas tiras são divididas em paredes menores que são mais fáceis de preencher com argamassa. O mais importante é a forma como a argamassa é aplicada. A aderência a superfície total do substrato. Camadas mosqueadas é realizada utilizando uma consistência mais fina de argamassa. Isto pode ser conseguido através de um espanador com bétula. Mergulhando o gesso num prato com argamassa e em seguida retira-se o excesso. Assim as gotículas da argamassa colidem com a superfície em uma forma convexa distribuindo uniformemente sobre toda a superfície. Para a aplicação do gesso também usa-se navalhas especiais Com este tipo de aplicação é muito importante, permite obter uma textura uniforme. A textura mais fina do mosqueado conseguido através de uma broxa mergulhada na argamassa fina e, em seguida xapiscada de maneira uniforme. Pode-se inovar com texturas interessantes arrastando a argamassa com uma broxa ou um pente com pregos que será usado para dar uma textura ao bater perpendicularmente. Somando corantes à argamassa pode criar texturas multi-coloridas.
O aerossol de sal é necessário para a sala de haloterapia.
Você pode produzi-lo artificialmente usando gerador de aerossol de sal comumente chamado de um halogerador.