Ionização do ar
A lâmpadas de sal atribuídas uma ionização negativa do ar, melhorando o clima interno. Teoricamente, a uma escala reduzida o quanto possível.
Dada a higroscopicidade do sal em condições da umidade relativa, elevada, a absorção de água salgada a no ar, e, em seguida, é aquecido pela lâmpada, ela emite quantidades muito pequenas de íons de sódio e cloro. Estas quantidades são menores do que nas minas de sal ou no mar. Comparações da atmosfera em torno de lâmpadas de sal de regiões e regiões costeiras, ou nas minas de sal são de natureza bastante metafórica com o objetivo de marketing do que realmente corresponde à realidade.
A prova de ionização pode ser confirmada através de um dispositivo chamado de Ion. Um experimento, que mostrou um aumento da concentração de pequenos íons apenas nas imediações das lâmpadas de sal, de modo que o efeito de ionização utilizando lâmpadas de sal não pode ser superestimada. O melhor método para trazer equilíbrio de íons é regular sua liberação.
As condições mais favoráveis prevalecem à beira mar, em floresta onde o número de íons positivos e negativos é de aproximadamente o mesmo e é de cerca de 1000 und./1cm³ do ar. Em uma área residencial de 100-300 und/1cm³.
A ionização do ar em ambientes onde prevalece preponderância de íons positivos, é gerada por dispositivos chamados ionizadores, que atraem os íons positivos do ar e emitem íons negativos.
Os íons negativos são produzidos com a ajuda da alta tensão ou por da emissão de elétrons livres do metal aquecido – emissão térmica. O método de emissão térmica produz melhores resultados, porque não ocorre nenhum problema de emissão, mesmo em pequenas quantidades de ozônio – um gás prejudicial, produzido como efeito colateral no processo de ionização por alta tensão.
Íons produzidos no ar pela emissão térmica em ionizadores são extremamente benéficos para a saúde, porque são obtidos desta forma são grandes, vitais, com carga negativa qu está encerrada para seu interior.. Resumido, são semelhantes aos produzidos pela natureza. O ar rico em íons negativos existe principalmente à beira mar, em florestas de coníferas, perto de cachoeiras e minas de sal.
Respirar íons negativos melhora o humor, a concentração, a resistência à dor pós cirurgica, acelera a cicatrização de feridas. Isto ocorre, por causa da aceleração das reações biológicas. Os íons positivos desaceleram o processo ao nível celular .O excesso de íons positivos causa mal-estar, aumento do consumo de oxigênio, dores de cabeça, etc
Vale lembrar, que, enquanto, os íons negativos reduzem o tempo de cicatrização de feridas, aceleraram o desenvolvimento de neoplasmas. Por isso, devem ser tomadas precauções ao aplicar ar ionizado artificialmente.
Uma forma segura para melhorar o equilíbrio iônico do ar é a ventilação constante nos ambientes, assim como ocorre com o fogo aceso.
O uso de ionizadores deve ser precedida de medições que irá escolher o dispositivo correto para as condições locais.
Dispositivos para gerar apenas íons negativos são muitas vezes mais de 1000 vezes dos padrões estabelecidos pela natureza. O uso do fogo como um ionizador é mais seguro e mais agradável.